Brasil e Japão firmam acordos para incentivar investimentos mútuos

 

 

Brasília (2 de maio) – Brasil e Japão assinaram nesta quinta-feira, em Brasília, dois memorandos de entendimento para ampliar os investimentos mútuos e a cooperação industrial entre os dois países. O primeiro acordo, assinado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e pelo ministro de Comércio e Indústria do Japão, Toshimitsu Motegi, prevê a criação da Comissão Mista Brasil-Japão de Comércio, Investimento e Cooperação Industrial.

O objetivo do grupo é reforçar as relações econômicas entre os dois países, por meio de troca de informações para a melhoria do ambiente de negócios. Entre as atribuições da comissão, estão a promoção do comércio e do investimento e a cooperação industrial entre os setores público e privado. O comitê se reunirá pelo menos uma vez por ano, alternadamente no Japão e no Brasil, e receberá os relatórios de iniciativas tomadas por dois subcomitês: Promoção Comercial e Cooperação Industrial e Investimento.

Além dos ministérios, por meio de seus secretários executivos, e de outras autoridades, terão assento na comissão representantes da Confederação Nacional da Indústria e do Keidanren, a entidade de classe dos empresários japoneses. O acordo, no entanto, não limita a esses atores a participação na comissão, que poderá ser ampliada.

Renai

Assinaram o segundo acordo de cooperação a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes, e o diretor-presidente da Organização de Comércio Exterior do Japão (Jetro), Yasuhiro Ishida. A iniciativa visa a promover o comércio, impulsionar o intercâmbio de informações e articular ações de facilitação de investimentos produtivos entre Brasil e Japão. Estão previstas ações de intercâmbio de informações sobre oportunidades de investimentos, melhoria do ambiente de negócios, disseminação de metodologias e ferramentas para atração de investimentos produtivos, troca de dados econômicos e estudos setoriais, entre outras atividades.

Os projetos serão colocados em prática por meio da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) e da Jetro São Paulo. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC, a Renai apoia estruturas federais e estaduais na promoção de atividades de atração de investimentos no Brasil. O acordo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes e será válido até 31 de março de 2015, podendo ser modificado neste período e prorrogado ao seu final. Fonte: MDIC

 


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos