Emilio Garofalo Filho deixa a Câmara de Comércio Exterior

 

Brasília (30 de abril) - O secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho, deixa o cargo nesta terça-feira (30). Funcionário de carreira do Banco Central do Brasil desde 1977, Garofalo Filho está se aposentando e será substituído interinamente pelo procurador da Fazenda Nacional André Alvim de Paula Rizzo, que é assessor especial da CAMEX desde janeiro de 2009.

Economista pela PUC-SP com especialização em Administração de Comércio Exterior pela FEA-USP, Garofalo Filho foi diretor da Área Externa do Banco Central, diretor da Área Internacional do Banco do Brasil e assessor especial do Ministro da Fazenda. Chefiou o Departamento de Operações das Reservas Internacionais (DEPIN) e também a Divisão do Ouro do Banco Central. Foi consultor de empresas nas áreas de comércio e câmbio, leciona em cursos de pós graduação, e tem livros publicados sobre câmbio e comércio exterior.

Garofalo Filho exerceu o cargo de secretário-executivo da Camex desde janeiro de 2011. Em sua gestão deu prioridade à coordenação dos trabalhos de consolidação da legislação do comércio exterior; o aprimoramento dos mecanismos de consultas públicas na análise de pleitos de alteração temporária da TEC; a institucionalização do mecanismo de análise dos pedidos de suspensão ou alteração de medidas antidumping e compensatórias definitivas, bem como a não aplicação de medidas antidumping e compensatórias provisórias, por razões de interesse público e a criação de grupos de estudos estratégicos de comércio exterior, com o foco inicial no continente africano.

O secretário empenhou-se em transformar a CAMEX em um Conselho Nacional de Comercio Exterior, um organismo interministerial com real capacidade de coordenar as ações de comércio exterior que competem ao governo como um todo. Também enfrentou o desafio de coordenar os trabalhos de regulamentação da Resolução 13/2012 do Senado, pela qual a Camex teve que definir quais são as mercadorias sem similar nacional e que, portanto, estão fora da aplicação da alíquota única do ICMS. Fonte: MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos