Pimentel: acordos de Bali vão permitir maior participação do Brasil no comércio global

Brasília (7 de dezembro) – Os acordos aprovados na IX Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Bali ao longo desta semana, vão permitir ao Brasil ampliar sua participação no comércio internacional.

A avaliação positiva do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, deve-se principalmente às regras de preenchimento automático de quotas tarifárias no setor agrícola e às normas de facilitação de comércio aprovadas na reunião. “As medidas anunciadas na Indonésia vêm ao encontro do trabalho em curso no Governo Federal para simplificar o processo de exportação e importação de bens e serviços”, disse. Medidas de simplificação do comércio exterior serão anunciadas nas próximas semanas.

Para Pimentel, o resultado obtido em Bali é “histórico”. “Os acordos assinados ontem, os primeiros desde a fundação da OMC, darão novo significado à entidade, que recupera seu papel estratégico na definição das regras do comércio global”, disse o ministro. Pimentel, que esteve em Nova York e Buenos ao longo da semana, participou das negociações que levaram ao fechamento do acordo mesmo à distância. O MDIC foi representado na Reunião Ministerial pelo secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho. Fonte: MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos