Iniciativas para o comércio são debatidas em Brasília

 

Brasília (14 de outubro) - A secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior participou na última semana do Fórum Nacional do Comércio. Promovido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o encontro reuniu em Brasília mais de 800 participantes dentre empresários, autoridades e políticos que discutiram os gargalos, projetos e iniciativas do comércio do brasileiro.
 
Na programação foram debatidos temas como a internacionalização das empresas Brasileiras de comércio e serviços, crédito e consumidores, meios eletrônicos de pagamentos, inovações e e-commerce. O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, foi o palestrante com o tema "Perspectivas do Cenário Econômico Brasileiro e Mundial".
 
Humberto Ribeiro trouxe uma análise da conjuntura e de transformações estruturais que vem ocorrendo na economia global. Reforçou que, seja em momentos de crise externa ou não, mudanças na geografia global da produção industrial e do consumo rumo à Ásia, e a nova consciência democrática na construção de políticas públicas fora da Europa e da América do Norte estão alterando o contexto de oportunidades para o setor terciário global.
 
Sobre o setor de comércio, o secretário do MDIC destacou que as perspectivas de fortalecimento no mercado doméstico e a oportunidade de conquista do mercado externo, alavancadas pela realização de megaeventos no Brasil durante esta década, motivaram a inclusão do setor como prioritário no Plano Brasil Maior. Nesse sentido, planejamento, investimento e profissionalização são quesitos indispensáveis para estruturação de um modelo sistêmico para o desenvolvimento do setor, viabilizando, entre outros, a expansão das marcas Brasileiras para outros mercados e também a maturação da "cultura de servir" por parte dos empreendedores do país.
 
Na oportunidade, Humberto Ribeiro também destacou Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços - Simbracs 2013 que acontecerá em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro. No encontro será promovido o debate e a disseminação do conhecimento dos setores de comércio, serviços e logística.
 
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, este é o momento de compartilhar necessidades e mostrar o funcionamento do varejo no país abrindo novas oportunidades para investimentos. Fonte: MDIC
 

Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos