MDIC e MEC lançam Pronatec Brasil Maior

 

Brasília (19 de setembro) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, lançaram hoje (19), em Brasília, o Pronatec Brasil Maior. Nessa nova fase, o programa de qualificação vai oferecer cursos de acordo com a demanda da indústria regional. "Vamos casar a oferta de vagas com o interesse da indústria local. Não adianta oferecermos curso para a indústria do vinho, por exemplo, numa região onde se fabrica avião", disse Pimentel. Lançado pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, O Pronatec ampliou substancialmente a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em dois anos, 4,3 milhões de jovens e adultos já passaram ou estão matriculados em algum curso do Pronatec.
 
Na solenidade, no auditório do MDIC, Pimentel e Paim assinaram um acordo de cooperação técnica, cujo objetivo é a solução dos gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia identificados pelo Plano Brasil Maior. O Pronatec Brasil Maior, elaborado a partir da demanda da indústria, teve as vagas mapeadas pela Secretaria de Inovação (SI) do MDIC junto a empresas e associações representativas do setor produtivo. Mais de oito mil vagas já foram ofertadas, atendendo a 7% da demanda total dos setores pesquisados (veja quadros abaixo). Fazem parte da rede ofertante do Programa o Sistema S, além dos Institutos Federais e Estaduais de Ensino.
 
Osecretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, destacou que o diferencial do Pronatec Brasil Maior é o fato de os cursos oferecidos e o número de vagas serem pautados pela real necessidade da indústria. "A demanda por essas vagas está sendo levantada diretamente e em conjunto com associações empresariais e as próprias empresas. Estamos estabelecendo com o setor produtivo não só o número de vagas, mas também o tipo de formação que o trabalhador necessitaria para suprir a demanda local de determinada indústria. Vamos casar o número necessário de vagas com o tipo de formação exigido pelo setor industrial", destacou.
 
PARCERIA
 
A parceria entre o MDIC e as associações empresariais compreendeu seis etapas: captura da demanda, apresentação da demanda aos ofertantes, aprovação dos cursos ofertados de acordo com a demanda apresentada pelo MDIC, mobilização da sociedade para preenchimento das turmas, articulação junto às empresas visando à inserção dos egressos no mercado de trabalho e avaliação dos resultados. A SI também está articulando a realização de parcerias com municípios visando o apoio local para a identificação de público para a realização dos cursos.
 
Tanto a formação quanto a requalificação de trabalhadores para ocupação de novas vagas são possíveis. Todos os cursos ofertados pelo Pronatec Brasil Maior são gratuitos. Os cursos mapeados pelo Programa são aqueles de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga-horária mínima de 160 horas. A SI do MDIC já mapeou quase 120 mil vagas demandadas pelos setores produtivos em todas as regiões do país.
 
Além do acordo entre os Ministérios foram assinados acordos com as seguintes associações empresariais:
 
• Confederação Nacional da Indústria (CNI);
• Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC);
• Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon);
• União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica);
• Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado de Minas Gerais (Siamig);
• Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sigaeg);
• Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool do Estado do Mato Grosso do Sul (Sindalms)
• Petrobras (em função do PROMIMP);
• Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit);
• Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), e
• Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
 
Demanda mapeada pelo Pronatec Brasil Maior
 
UF DEMANDA MAPEADA

AL 58
BA 3.707
CE 8.636
DF 1.600
GO 5.227
MA 20
MG 10.952
MS 6.296
MT 518
PA 4.229
PB 1.111
PE 2.055
PR 6.624
RJ 10.566
RN 40
RO 720
RS 5.676
SC 12.286
SP 38.025
TOTAL 118.346

Demanda mapeada por setores estratégicos do Plano Brasil Maior

SETOR DEMANDA MAPEADA

Agroindústria 75
Bens de Capital 685
Calçados 3.788
Celulose e Papel 3.565
Construção Civil 29.615
Energias Renováveis 18.583
Mineração e Metalurgia 1.040
Móveis 200
Serviços 185
Têxteis 47.337
TIC/Complexo Eletroeletrônico 13.273
TOTAL 118.346

Fonte: Secretaria de Inovação do MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos