Schaefer: MDIC trabalha para incluir Brasil nas cadeias globais de valor

 

Rio de Janeiro-RJ (22 de agosto) – Em painel realizado hoje sobre internacionalização de empresas brasileiras, no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, analisou o processo de integração produtiva global contemporâneo.

“As economias do mundo inteiro se integraram. Desde a década de 70, o produto interno bruto dos países foi multiplicado 15 vezes, as exportações, quarenta vezes, e os investimentos estrangeiros diretos, cem vezes”, comentou.

Schaefer avaliou que, a partir de meados da última década, as empresas brasileiras passaram a se internacionalizar com mais ênfase. “Evidência disso foi que o investimento estrangeiro direto brasileiro alcançou US$ 28 bilhões e a tendência se manteve. Este ano, já estamos com US$ 13 bilhões investidos”, notou. Neste processo, o secretário do MDIC considerou que é questão crucial definir qual será a participação do Brasil na integração das cadeias globais de valor.

Sobre o tema, Schaefer observou que é fundamental levar em conta o espaço geográfico sul-americano em que o Brasil está inserido. “Precisamos desenvolver uma divisão internacional do trabalho dentro do Mercosul para enfrentar melhor as pressões externas e tornar o bloco mais resiliente. Por isso, estamos trabalhando para ampliar os regimes produtivos para além do automotivo, hoje já implementado com a Argentina”, disse.

O secretário comentou ainda as oportunidades existentes para as empresas brasileiras na África, “um mercado importante para as vendas de produtos manufaturados”, afirmou. “Para isso, já aprovamos, na Câmara de Comércio Exterior, um modelo de acordo para a facilitação de investimentos. Esse instrumento será muito útil para viabilizar negócios de empresas brasileiras no continente”, informou. Fonte: MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos