Dilma quer acelerar negociações entre Mercosul e outros blocos econômicos

 

Montevidéu (12 de julho) - A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira (12), em Montevidéu, que o Mercosul possui uma estrutura econômica diversificada e deve ter uma política comercial e externa que reflita as potencialidades da região. "Uma nova agenda de inserção externa para o bloco poderia contemplar cronogramas mais acelerados para a negociação comercial entre o Mercosul e outros países da América do Sul e a União Europeia, além de negociações, no âmbito do subcontinente, em serviços e investimentos entre as nossas economias", afirmou. A presidenta participou da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada hoje no Uruguai.

Dilma defendeu ainda a transformação da cooperação entre Mercosul e África numa questão estratégica nessa nova agenda. Para ela, os cinco países integrantes do Mercosul devem estabelecer uma estratégia de integração que contemple a presença competitiva do bloco no mundo e esteja em sintonia com o desenvolvimento das populações locais.

Ao comentar a ampliação do bloco, que iniciou tratativas para a adesão da Bolívia, a presidenta disse que a entrada da Venezuela no Mercosul, há pouco menos de um ano, trouxe ganhos "econômicos e de escala" para todos os países do grupo. "A Venezuela amplia a capacidade do Mercosul de irradiação para o norte do continente e em direção ao Caribe à América Central", disse. O país assumiu a Presidência Pro-Tempore do Mercosul durante a reunião.

A presidenta ponderou, no entanto, que ainda há uma tarefa importante a realizar: o regresso do Paraguai ao bloco, com a posse do presidente eleito Horacio Cartes. "O país e o povo paraguaio são partes essenciais no destino do Mercosul. Queremos tê-los de volta. Essa é uma tarefa que será perseguida por todos nós", afirmou. Fonte: MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos