Schaefer fala sobre fortalecimento do comércio exterior a empresários gaúchos

Brasília (10 de julho) – O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, esteve, nesta segunda-feira, em Porto Alegre, onde participou da cerimônia do 41º Prêmio Exportação RS, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul  (ADVB-RS). Durante o evento, que é um reconhecimento à competência e à visão estratégica das empresas gaúchas com atividades exportadoras, Schaefer falou aos empresários presentes sobre o trabalho do MDIC para o fortalecimento do setor industrial e do comércio exterior brasileiro.

“Estamos realizando um trabalho muito forte com relação à lei única do comercio exterior. No âmbito do Conselho Nacional  Desenvolvimento Industrial, foi criado um grupo de trabalho específico de facilitação de comércio para discutir medidas de desburocratização e simplificação do comércio exterior”, disse. O secretário destacou o fortalecimento da defesa comercial brasileira, com o esforço para a redução de prazos processuais e com a contratação de novos analistas de comércio exterior, para “dar uma resposta rápida a um mundo que vem mudando de maneira muito intensa”, comentou.

Além disso, Schaefer mencionou a ampliação dos recursos do Programa de Financiamento às Exportações (Proex), a criação da Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias (ABGF) e falou sobre os planos de implantar um guichê único (single window) para facilitar as operações de comércio exterior. “Trabalhamos no sentido de criar condições e políticas de comércio exterior, para fazer com que consigamos ocupar os espaços comerciais abertos pela rede de acordos comerciais que temos”, disse.

Schaefer enfatizou, ainda, o desempenho do Rio Grande do Sul para o aumento das exportações brasileiras. As vendas externas do estado cresceram 11% nos primeiros cinco meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2012, atingindo US$ 7,528 bilhões. “É sempre uma alegria estar aqui e ver que as empresas gaúchas são protagonistas nesse esforço maior para aumentar nossas exportações e melhorar nossa estrutura macroeconômica”, declarou.

Antes de participar do evento que premiou os destaques entre as empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, o secretário-executivo do MDIC reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul, Mauro Knijnik, que apresentou os objetivos da política industrial do estado. Schaefer destacou o interesse do MDIC em trabalhar em conjunto com o governo do Rio Grande do Sul para atrair investimentos estrangeiros, principalmente da China e do Japão.

O secretário-executivo também participou de uma reunião com o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carlos Henrique Horn, com quem conversou sobre temas relacionados ao alinhamento da política industrial do estado com as diretrizes do Plano Brasil Maior. Fonte: MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos