Florianópolis sediará a V Bienal Brasileira de Design

 

Brasília (12 de junho) - A cidade de Florianópolis foi escolhida para sediar o maior evento de design do Brasil – a V Bienal Brasileira de Design, em maio de 2015. O anúncio oficial, assim como o tema desta edição, será feito na próxima quinta-feira (13), às 19h, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na capital catarinense, pelo coordenador da Unidade de Inovação e Design da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Marco Aurélio Lobo, e pelo governador Raimundo Colombo. 

A V BBD é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e pela FIESC e promovida pela Associação Catarinense de Design (SC Design).

A edição que está sendo preparada para 2015 pretende deixar como legado para o País a valorização do design como fator de competitividade para as empresas.

A Coordenadora-Geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável do MDIC, Beatriz Martins Carneiro, afirma que “a Bienal é uma oportunidade única para reforçar as políticas já colocadas em prática pelo governo e para conhecermos melhor a realidade atual desse segmento”. Beatriz lembra que o MDIC é o órgão coordenador do Programa Brasileiro de Design e explica que o Ministério considera o design como mais uma ferramenta para agregar valor e aumentar a competitividade dos produtos nacionais.

“Para a Apex-Brasil, o design, assim como a inovação e a sustentabilidade, são os pilares fundamentais para a competitividade das empresas nos mercados externo e interno”, explica Marco Lobo. A Agência apoia o desenvolvimento da inovação e do design de forma transversal por meio de ações que beneficiam aos 83 segmentos da economia com os quais executa projetos setoriais de promoção de exportações.

“Durante a V Bienal, o design será mostrado na sua essência, como uma atividade sustentável de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Ele agrega valor na medida em que garante diferenciação no mercado”, diz a designer Roselie Lemos, presidente da Associação Catarinense de Design (SC Design), promotora do evento.

A cidade de Florianópolis se candidatou formalmente para sediar a Bienal e foi escolhida pelo Comitê Estratégico de Organização da Bienal (COEB).  O Estado tem o quarto maior parque industrial de transformação do País em número de empresas, um campo fértil para o design. Os dados fazem parte do material elaborado pela SC Design, com o apoio do Sistema FIESC e do Governo do Estado, e que foi apresentado ao COEB, por ocasião da candidatura.

Junto ao anúncio desta quinta-feira, será lançado pela SC Design o concurso nacional para a escolha da identidade visual desta edição. O evento na FIESC marca também o início de uma série de ações que vão fazer com que o Santa Catarina já entre no clima da Bienal. Uma exposição de produtos com design genuinamente catarinense vai percorrer o Estado a partir da próxima semana.

A Bienal

A BBD concentra as principais realizações da área cultural e do setor produtivo de empresas, aponta tendências, provoca discussões, propicia a capacitação e promove o design como fator de competitividade para produtos e serviços brasileiros no Brasil e no exterior, além de apresentar  o melhor da produção de design nacional no período.

Desde a primeira edição na capital paulista, em 2006, a Bienal vem ganhando expressividade. A primeira edição, realizada em 8 mil metros quadrados no Parque Ibirapuera, reuniu 35 mil visitantes, que puderam conhecer 600 produtos. O número de produtos expostos dobrou em 2008, em Brasília, quando a mostra atraiu 40 mil visitantes.

Em 2010, em Curitiba, a Bienal contou com nove mostras espalhadas por seis espaços, que incluíram pavilhões de exposição e parques e teve como temática central "Design, Inovação e Sustentabilidade". Em 2012, foi realizada em Belo Horizonte, com o tema "Diversidade Brasileira". Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão das eleições gerais que vão mobilizar o País em 2014. Fonte: MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos