Pimentel: fábrica de blindados em Minas mostra país no caminho certo

 

Sete Lagoas-MG (13 de junho) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participou na manhã de hoje, em Sete Lagoas, da inauguração da Iveco Veículos de Defesa, unidade de Defesa da Iveco América Latina. Segundo o ministro, eventos como o de hoje tornam público o esforço do Brasil para alavancar sua indústria e mostram que o país está no caminho certo para superar a crise internacional. “Um investimento como esse, direcionado para tecnologia e inovação, tem efeito multiplicador enorme e amplia a capacidade de exportação de produtos brasileiros. É isso que nós estamos perseguindo”, disse Pimentel.

O ministro representou a Presidenta da República, Dilma Rousseff, no evento. Também participaram da solenidade o comandante do Exército, general Enzo Perri, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. A fábrica produzirá o veículo blindado Guarani, que irá substituir os Urutus e Cascavel, veículos de transporte de pessoal utilizados atualmente.

Os novos blindados, com tração 6x6, têm capacidade para transportar até 11 militares e poderão ser equipados com diferentes sistemas de armas. Além disso, o Guarani pode ser transportado pelos KC-390, aviões de transporte militar que estão sendo desenvolvidos pela Embraer. “Essa configuração abre grande possibilidade de exportação do Guarani”, disse Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial América Latina, braço regional da holding que controla a Iveco.

A fábrica é resultado de um contrato de R$ 246 milhões entre o Exercito brasileiro e a empresa de veículos pesados do grupo Fiat. Por esse contrato, serão fornecidas 86 viaturas à força, projetadas ao longo de seis anos de pesquisa e inovação. Quando estiver operando a plena capacidade, a fábrica vai produzir 100 veículos por ano. A nova unidade da Iveco está habilitada às normas especiais para aquisição de produtos e sistemas de Defesa previstas no Plano Brasil Maior e foi beneficiada pelo regime especial tributário para a área de Defesa. As viaturas produzidas na Iveco devem ter índice de nacionalização acima de 60%. Fonte: MDIC


Rua Oscar Sperb, 16 - CEP 93415-395 - Novo Hamburgo (RS)
Telefone: (51) 3396-5100 / Fax: (51) 3396-5101 e (51) 3396-5102
E-mail: comercial@seifo.com.br
2017 - Seifo - Todos os direitos reservados! Desenvolvimento de Sites em Novo Hamburgo (RS) e Vale dos Sinos